quinta-feira, 10 de junho de 2010

                                               México
                           Localizaçao Geográfica
Com uma área de 1.958.201km2, o México situa-se na parte meridional da América do Norte. A Cidade do México, capital do país, é uma das maiores cidades do mundo. O território mexicano limita-se ao norte com os Estados Unidos, numa longa linha de 3.326km, constituída por trechos retilíneos em sua metade ocidental e pelo curso do rio Grande do Norte (ou Bravo) na oriental, de Ciudad Juárez até a foz; ao sul e a oeste, com o oceano Pacífico; a leste com o golfo do México e o mar do Caribe; e a sudeste com Belize e Guatemala. A forma triangular afunila-se até o istmo de Tehuantepec, e o território se estende ainda, no extremo sudeste do país, na península de Yucatán, que separa o golfo do México do mar do Caribe. A noroeste do território mexicano, entra pelo oceano Pacífico a estreita e longa península da Baixa Califórnia, separada do continente por um braço de mar, o golfo da Califórnia.

                                 Economia

O México possui uma das maiores economias da América Latina e a 12ª maior economia mundial (quando utilizando PIB PPC), possuindo um PNB de US$1.346,009 bilhões.

                      Geografia do território

 O México ou Estados Unidos do México é um país localizado na América do Norte que limita fronteira ao norte, com os Estados Unidos; a leste com o Golfo do México; a oeste, com o oceano Pacífico e ao sul, com a Guatemala e Belize.
          
                                 População
 
 A população mexicana é formada em sua maioria (60%) de mestiços de brancos de origem hispânica e índios, 29% são índios e 11% de brancos de outras regiões européias.   

                                    História 
 O México foi o berço de várias civilizações nativas americanas avançadas, das culturas mesoamericanas, como a civilização Maia e os aztecas. A chegada dos espanhóis no princípio do século XVI e a sua vitória sobre os aztecas em 1521 marcaram o início do período colonial do México como parte da Nova Espanha. Em 1810 foi declarada a independência de Espanha, o que causou uma longa guerra que acabou por levar à independência em 1821. Depois da independência, o território mexicano foi lentamente diminuindo, com a secessão da América Central e da República do Texas e com território perdido para os e vendido aos Estados unidos da América (ver guerra méxico-americana). Na década de 1860, o país sofreu uma ocupação militar francesa, derrotada pelo patriota mexicano Benito Juárez. O longo regime autocrático de Porfirio Díaz levou à revolução mexicana em 1910. As forças revolucionárias derrotaram o exército federal, mas foram assoladas por lutas internas, deixando o país em conflito ao longo de mais duas décadas. No fim da revolução, o Partido Revolucionário Institucional (PRI) tomou o poder e controlou o país até ao fim do século XX. Também foi o berço do Nagualismo, firmado nas tradições de xamãs do México Antigo, posto em publicações pelo antropólogo e aprendiz de feitiçaria, Carlos Castaneda. O nagualismo se auto-define não como uma filosofia ou seita, mas como uma proposta cognitiva alternativa. De acordo com Carlos Castaneda, o homem moderno é prisioneiro de forças incompreensíveis, e para libertar-se precisa abandonar a eterna defesa do ego, do sentimento de raiva, ódio ou culpa, e da necessidade de ser amado e reconhecido.

                           Curiosidades
A cultura do México reflete a complexidade da história mexicana, resultante da mistura das civilizações pré-hispânicas da Mesoamérica com a cultura de Espanha, transmitida durante os 300 anos de colonização espanhola do México. São ainda sentidas na cultura mexicana influências dos Estados Unidos da América e, em menor grau, da Europa, África e Ásia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário